Categories: Salmos e Orações

Santo: São Marcelino Champagnat

Marcellin Champagnat, aportuguesado para Marcelino Champagnat (20 de maio de 1789, Marlhes – 6 de junho de 1840, Notre Dame de l’Hermitage) foi um presbítero da Sociedade de Maria, fundador do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria e das Escolas Irmãos Maristas. É santo da Igreja Católica desde 1999.


Marcelino Champagnat nasceu na França em 20 de Maio de 1789, na aldeia de Marlhes, época em que se iniciava a Revolução Francesa. Sua mãe e sua tia, que foi expulsa de um convento, que criaram essa devoção religiosa no menino, principalmente à Maria, mãe de Jesus. Seu pai era agricultor, tinha grau de estudo avançado para época e passou para o filho qualidades como, honestidade, perseverança, lealdade e verdade.

Conhece João Cláudio Colin (futuro fundador dos Padres Maristas) no Seminário Maior de Milão (Itália). Em meados de 1817 realiza trabalhos como: dar assistência às crianças carentes, acompanhamento da vida cristã de diversas famílias e visitação aos doentes.

Chega em La Valla em junho de 1816 e em 2 de janeiro de 1817, aos seus 27 anos, reúne seus dois primeiros discípulos formando os irmãos Maristas. Ele forma seus irmãos com o intuito de catequizar os jovens e criar neles o espírito cristão, tendo por base as lições mariais.

Funda sua primeira casa, que logo se torna pequena pela quantidade de gente necessitando de ajuda, passa por inúmeras dificuldades, a principal delas a incompreensão do clero em relação aos seus projetos catequistas, mesmo assim continua abrigando e catequizando crianças devido a intensa procura da população rural.

Eles fundam uma nova casa, com capacidade para um maior número de pessoas tendo o nome de: “Nossa Senhora de l’Hermitage”. “Tornar Jesus Cristo conhecido e amado” é a missão dos Irmãos, e eles realizam essa missão através das escolas e instituições sociais.

A doença toma conta de seu corpo e mente e seu cansativo trabalho piora sua situação, falece aos 51 anos de idade, a 6 de junho de 1840.

Sua Santidade o papa João Paulo II canonizou Marcelino Champagnat no dia 18 de abril de 1999, na praça São Pedro no Vaticano, reconhecendo-o como santo da Igreja Católica.

Seu dia é 06 de junho e é considerado padroeiro dos professores e da educação.

Santo: São Marcelino Champagnat e foi alterado em: Abril 13th, 2018 por Leonardo

Share