Santo: São Longuinho ou São Longino

By | 15/11/2015

São Longino (ou Longuinho, como é popularmente conhecido) é um santo da Igreja Católica. Viveu no século primeiro, tendo sido contemporâneo de Jesus Cristo e, acredita-se, que tenha sido o centurião na crucificação, que reconheceu Cristo como “o filho de Deus” (27:54 Mateus; Marcos 15:39; Lucas 23:47).


Em virtude dos pouquíssimos relatos existentes sobre a vida desse santo, também pode ser encontrado como tendo sido o soldado que “perfurou Jesus com uma lança” (João 19:34), provavelmente pelo fato do nome ser derivado do grego e significar “uma lança”.

O costume existente na Roma antiga fazia com que os crucificados tivessem seus pés quebrados a fim de facilitar a retirada da cruz, mas os relatos bíblicos dizem que, quando chegou a vez de Jesus, seus pés já se encontravam soltos e assim, um dos soldados, no lugar de quebrar seus pés, perfurou o corpo de Jesus com uma lança. O líquido saído de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular. Assim o soldado se converteu e abandonou o exército, transformou-se num monge a percorrer a Cesarea e a Capadócia, atual Turquia.

São Longino foi preso e torturado por causa de sua fé cristã, teve seus dentes arrancados e sua língua cortada.

Na tradição popular é invocado para encontrar objetos perdidos. Sua festa é comemorada no Leste Europeu em 16 de Outubro. No Brasil e Espanha, a comemoração ocorre no dia 15 de Março.

São Longuinho ou São Longino

Na arte litúrgica, São Longino tem sua figura representada por um soldado com uma lança apontada para os olhos ou ainda com os braços abertos, segurando uma lança. Uma relíquia religiosa que se encontra em Viena, na Áustria, é reverenciada como sendo a lança de São Longino.

Há uma crença popular no Brasil, de que São Longuinho acha objetos perdidos. É só repetir:

São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos e 3 gritinhos (Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho.)

Quando a pessoa encontra o objeto precisa cumprir a promessa em devoção ao santo.

Por isso uma imagem cômica do santo foi muito usado na publicidade do Guia Mais, justamente por ele “achar” as coisas.

Compartilhe com seus amigos!
FacebookTwitterGoogle+Pin ItEmail

Comente e Compartilhe com seus amigos!

Comentários