Orações que todos devem conhecer e seu significado

Eu irei postar algumas das orações mais conhecidas e importantes. Muitas são básicas, mas outras, como a Oração a São Francisco de Assis, apesar de bastante conhecida, poucos são capazes de recita-la.
Algumas das orações estão com explicações a cerca do significado de seus versos. Vale a pena ler com atenção, para compreender o verdadeiro significado de cada verso.

Pai Nosso:

(…)o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome… (Mt 6,8-9). Entre parêntenses há uma explicação sobre os versos da oração.

Pai Noso, que estais nos Céus,
(O Céu onde Deus está, que não corresponde á um lugar, mas designa a presença de Deus, que não depende de espaço ou tempo)
Santificado seja o Vosso Nome,
(Santificar o nome de Deus, coloca-Lo acima de tudo)

Venha a nós o Vosso reino,
(é o retorno de Cristo, tal como prometido, para que o império de Deus se imponha em definitivo)

Seja feita a Vossa vontade, assina na Terra como no Céu
(Quando oramos para que a vontade de Deus se imponha universalamente, pedimos que aconteça na Terra e no nosso próprio Coração o que já acontece no Céu)

O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
(Pedir o pão-nosso de cada dia torna-nos pessoas que esperam da bondade de seu Pai do Céu todo o que é necessário, tanto os bens espirituais como materiais)

perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendido,
( o perdão misericordioso que damos aos outros é inseparável daquele que nós próprios procuramos)

e não nos deixei cair em tentação,
( a todo momento corremos o risco de negar a Deus e de pecarmos, por isso, pedimos a Deus que não nos deixe indefesos na tentação e na violência)

mas livrai-nos do Mal,
( O Mal que a oração se refere não é uma força ou energia espiritual negativa, mas ao mal em pessoa, que a bíblia denomina como Tentador, Maligno, Pai da Mentira e outros nomes)

Amém.
( carrega o significado de Assim seja)

Credo:

Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso
(II Timóteo 1,2) a Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor!

Criador do Céu e da Terra
(Judite 13,24) Bendito seja o Senhor, criador do céu e da terra, que te guiou para cortar a cabeça de nosso maior inimigo!

E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
(São Mateus 14,33) Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus.
(Fl 2.11) E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.

Concebido pelo poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria
(Lc 1,35) Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
(Lc 2,6s) Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado
(São João 19,1.5) Pilatos mandou então flagelar Jesus. Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: Eis o homem!
(São Mateus 28,5) Mas o anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado.
(São João 19,33) Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas,
(São João 20,2) Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!

Leia também:  Salmo 84 - Para abençoar os doentes que estão hospitalizados e as pessoas que perderam a esperança

Desceu à mansão dos mortos; Ressuscitou ao terceiro dia
(São Marcos 10,34) Escarnecerão dele, cuspirão nele, açoitá-lo-ão, e hão de matá-lo; mas ao terceiro dia ele ressurgirá.
(Romanos 8,34) Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós!
NT. Mansão dos mortos: Na antiguidade mundo inferior, império da morte. As histórias da Bíblia transmitem-nos a “palavra de Deus expressa em línguas humanas”. Isto significa que os homens que testemunham a sua experiência de Deus, o fazem com as representações e as imagens do seu tempo. Imaginam a terra como um disco. Sobre ela, encontra-se a abóbada celeste, o “domínio” onde Deus reina sobre os viventes. Em baixo o mundo subterrâneo (sheol), a região onde reina a morte sobre os defuntos. Por isso se diz: Jesus “desceu” à mansão dos mortos.

Subiu aos Céu está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso
(São Marcos 16,19) Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
(II Macabeus 11,13) Mas Lísias era inteligente. Refletiu, pois, na derrota e concluiu que os hebreus eram invencíveis porque o Deus poderoso combatia com eles.

De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
(Atos dos Apóstolos 10,42) Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos.

Creio no Espírito Santo
(São Marcos 1,8) Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”.

Na Santa Igreja Católica
(At 2, 41-47) Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração. louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação.
NT. O primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana foi São Pedro, seu primeiro discurso está inserido no livro dos Atos dos apóstolos no capítulo 2. Pedro ainda escreveu 2 cartas que estão contidas no segundo testamento. As outra igrejas e seitas de denominações cristãs surgiram após o movimento de protestantismo iniciados por Calvino e Lutero. Não tendo tais denominações cristãs menção na Bíblia como a Igreja.
NT2. O nome Igreja Católica Apostólica Romana significa: A comunidade dos cristãos que não distingue grupos nacionais, étnicos,sociais entre outros, tendo uma visão universal dos filhos de Deus. Sediada em Roma; Igreja Romana. Procedente dos apóstolos. Dependente da Santa Sé, de caráter Papal.

Leia também:  Salmo 132 - Para manter o equilibrio e o pensamento firme nas orações, conservando a fé e a certeza de que tudo passa e que a vida permanecerá

Na comunhão dos santos
(Apocalipse 7,9) Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,
(Sabedoria 18,9) Por isso, os santos filhos dos justos ofereciam secretamente um sacrifício; de comum acordo estabeleciam o pacto divino: que os santos participariam dos mesmos bens e correriam os mesmos perigos; e entoavam já os hinos de seus pais,
(Efésios 1,18) que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,

Na remissão dos pecados
(Atos dos Apóstolos 5,31) Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
(Atos dos Apóstolos 13,38) Sabei, pois, irmãos, que por ele se vos anuncia a remissão dos pecados.

Na ressurreição dos mortos e a vida eterna
(Mt 27,52s) Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.
(Mt 22,31s) Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos.
(São João 3,16) Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Amém – Sim, assim seja

(Apocalipse 22,20) Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem Senhor Jesus!
Quem diz “Amém” confirma a sua decisão. Amém – sim, assim seja, eu adiro, aceito. Este Evangelho é válido para mim. Agradeço ao Senhor por isto.

Salve Rainha

Salve, rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa! Salve!

(Na oração encontramos a palavra “salve”, que expressa uma saudação a Maria, seguida pela palavra “rainha”. Esta palavra não quer dizer que Nossa Senhora é uma autoridade, alguém que está em posição elevada, mais distante, como as rainhas da terra. Maria é vida, é doçura, é esperança. Maria é aquela mãe a quem podemos procurar em todos os momentos de nossa vida, que sempre nos socorrerá com amor, com misericórdia. Cheios de confiança e certeza nós saudamos novamente.)

A vós bradamos, os degredados filhos de Eva

(Com essa frase você pede que Maria o auxilie. “Bradar” quer dizer pedir socorro, suplicar; e “degredados” são aqueles que não têm liberdade, que vivem afastados de sua gente, de seu país, que são oprimidos.Maria, a mãe que a trindade nos entregou. Maria que disse “sim” a Deus.Eva, como você já deve saber, foi a mulher de Adão. Os dois formaram o primeiro casal humano criado por Deus. Como Eva deu origem a toda a humanidade, nós também, indiretamente, somos filhos dela.)

A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.

(Continuando sua prece a Maria, você diz que deseja muito o seu auxílio (suspiramos por ele). Como na Terra não estamos tão bem quanto estaríamos se estivéssemos definitivamente junto a Deus, falamos palavras tristes como “gemer”, “chorar” e “vale de lágrimas”. São asdificuldades, as dores, as tentações, que muitas vezes temos de enfrentar em nossa vida.)

Leia também:  Salmo 35 - Para proteger os animais contra o extermínio, os cativeiros, os maltratos e a extinção

Eia, pois, advogada nossa,

(“Eia” é uma palavra que serve para animar, para estimular, assim como quando dizemos “vamos em frente”. Maria sempre pode nos ajudar, então ela é para nós uma advogada, que nos defenderá e nos recomendará a Deus. Basta orar sempre, pedindo sua proteção.)

Esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei!

(Você pede, com esta frase, que Maria volte para você seus olhos cheios de piedade, graça e perdão. “Voltar (ou volver) os olhos” significa ajudar, auxiliar. Ela nos guarda e protege.)

E depois deste desterro,

(“Desterro” quer dizer solidão, lugar longe da pátria, isolamento. Isso significa que, aqui na Terra, ainda não conseguimos construir nossa verdadeira pátria. Assim, “depois deste desterro” é depois de vivermos aqui de forma a merecer a vida eterna; isto é, após nossa passagem da Terra para o Céu.)

mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre,

(Nesta frase continua nosso pedido a Nossa Senhora: que ela nos mostre e nos mantenha firmes e corajosos, seguindo sempre os ensinamentos de seu filho, Jesus.)

Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria!

(Você, ao dizer estas palavras, está se referindo às qualidades de Maria, piedosa, doce, clemente, isto é, que tem piedade, doçura e bondade.)

Rogai por nós, santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

(É a oração da salve-rainha com um último pedido a Maria: que ela nos recomende ao seu Filho, Jesus. Só assim poderemos receber o que Deus nos prometeu: um lugar no seu Reino.“Amém”, palavra que aparece no final de todas as orações, significa “assim seja. )

Ave Maria:

Ave, Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus!
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora de nossa morte.
Amém!

Oração a São Francisco de Assis


Ó Senhor! Fazei de mim um instrumento da tua paz;
Onde há ódio, fazei que eu leve o amor;
Onde há ofensa, que eu leve o perdão;
Onde há discórdia, que eu leve a união;
Onde há dúvidas, que eu leve a fé;
Onde há erros, que eu leve a verdade;
Onde há desespero, que eu leve a esperança;
Onde há tristeza, que eu leve a alegria;
Onde há trevas, que eu leve a luz!

Ó Mestre! Fazei que eu procure menos ser consolado, do que consolar;
Ser compreendido, do que compreender;
Ser amado, do que amar…

Porquanto:
É dando, que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
É morrendo, que se vive para a vida eterna

Oração Glória ao Pai

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio , agora e sempre. Amém


ATENÇÃO: Se você quer copiar a simpatia para usa-la em seu site, pelo menos cite meu site como fonte , acrescentando um link para a pagina original !
Idealmente, você não deveria copiar o texto igual, pois isso prejudica ambos, pois o Google penaliza sites com conteúdo duplicado.
Lembre-se do seu tempo no Colégio, onde os professores davam zero para quem entregasse trabalho copiado do colega. É a mesma coisa.
Então, deixe a preguiça de lado e escreva seu proprio conteúdo !